top of page

O verdadeiro efeito do cigarro na qualidade do sono

Muitos fumantes alegam que o que os leva a acender o cigarro é a necessidade de relaxamento. Afinal o fumo pode amenizar o estresse e as angustias do dia a dia, mas até que ponto isso é verdade? Esse efeito é real ou apenas uma falsa sensação de relaxamento? E quanto ao sono? Será que fica também comprometido?

A principal causa da falta do sono nos fumantes é a nicotina. Essa substância atua como estimulante fazendo com que o seu consumo em horário próximo ao momento de dormir cause inquietude, fazendo com que os fumantes demorem muito mais para adormecer. Dormem mal e seu sono é mais superficial e como consequência possuem uma imensa dificuldade para descansar, pois o momento de dormir se torna repleto de barreiras impostas pelo cigarro e, em especial, a nicotina. Ao contrário do que se imagina, os fumantes não se sentem relaxados e não conseguem alcançar o estágio do sono profundo, reparador: sono saudável uma vez que a fase mais leve é constantemente interrompida devido os efeitos da nicotina. Essas substância causa no organismo o efeito parecido com o álcool podendo ocasionar problemas com ronco, apneia e insônia crônica, por isso deve ser evitada para quem deseja um sono reparador de qualidade. Ressalto ainda que as noites mal dormidas podem causar inúmeros problemas de saúde. Entre os mais perigosos estão as doenças cardíacas e o diabetes, que poderão ser adquiridos ao longo do tempo.

A privação do sono pode comprometer a saúde, uma vez que durante o descanso são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo como por exemplo: o hormônio do crescimento (CH), a serotonina, a melatonina e o cortisol. Qualquer tratamento contra o tabagismo envolve além do combate químico contra as 4720 substâncias tóxicas que compõe o cigarro, existe a nicotina que é a causadora de dependência por ser um grande estimulante. Existem também os componentes psicológicos e de condicionamento, portanto é importante que se tenha uma mudança de hábito, além de entendimento de que a abstinência provoca reações como irritabilidade, ansiedade, sono, inquietação e se faz necessário aprender a lidar com esses sintomas e a adoção de práticas saudáveis como atividades físicas regulares, ingestão de líquidos, alimentação balanceada, rotina regular do sono e a postura correta de dormir são fundamentais para esse processo. Deixar o cigarro pode ser uma tarefa difícil, mas os benefícios que essa decisão traz são muito saudáveis e prazerosos. Se você tem essa dificuldade e decidiu pela qualidade de vida procure a Action Laser unidade de Curitiba que trabalha há 28 anos com uma técnica canadense indolor 100% natural de laseracupuntura através da tecnologia do laser e pontos de acupuntura da medicina tradicional chinesa podemos ajudar você a parar de fumar sem sofrer. Fale com os profissionais da Action Laser

através do whatsapp (41) 99917-8990

ou pelo telefone fixo (41) 3232-4982

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page