top of page

Salve seu esqueleto: não fume


Especialistas internacionais soam um alerta: um tsunami de fraturas de proporções nunca vistas está vindo por aí.

Mas é possível socorrer nossos ossos para não morrer na praia da osteoporose.

Hoje 10 milhões de brasileiros tem osteoporose.

No mundo este número chega a 200 milhões. 2,4 milhões de fraturas ocorrem por todo planeta, todo ano.

Dessas 1,6 milhão são de quadril. E no Brasil foram notificadas em 2015, 80,6 mil fraturas de quadril. E 75% dos casos de osteoporose são diagnosticados após a primeira fratura.

O quadro é extremamente preocupante. Só no Brasil o número de fraturas deve aumentar 6 vezes mais em 2050.

O esqueleto humano à medida que envelhece fica mais vulnerável a quedas e a quebras através de problemas genéticos e ambientais.

Nos casos genéticos, 60% dos casos tem histórico de osteoporose na família e déficit na produção de alguns hormônios; já nos ambientais entram pessoas sedentárias, fumantes, excesso de peso devido a má alimentação (pobre em cálcio), abuso de bebidas alcoólicas e baixa exposição a luz solar.

A boa notícia é que podemos modificar aquilo que está relacionado ao nosso estilo de vida e não há limite de idade para mudar de vida e adotar hábitos saudáveis. Mas, quanto mais cedo começar, melhor, e mais segura será a sua qualidade de vida.

A osteoporose em sua fase inicial é indolor e silenciosa até sofrer a primeira fratura.

A suspeita de ossos frágeis e porosos é confirmada através de exame de densitometria óssea que mede a densidade mineral dos ossos, aferida com base na concentração de cálcio.

Quando a perda compromete 25% da massa óssea o diagnóstico é osteoporose; entre 10 a 25% é osteopenia.

Uma das finalidades da densitometria óssea é detectar a redução da massa óssea e o sarcopenia

Perda da massa muscular.

Com a idade tanto os ossos quanto os músculos começam a minguar, mas não é só doença da terceira idade. Pode também se manifestar em adolescentes.

Está provado que a nicotina prejudica os ossos, tanto é que uma em cada 8 fraturas de quadril estão relacionadas ao tabagismo, e o álcool em demasia está ligada a uma ossatura frágil.

E se você quiser prevenir terá que tomar atitudes fundamentais.

Caso tenha dificuldades com cigarro, bebida ou excesso de peso, procure a Action Laser unidade Curitiba, que utiliza há 26 anos com uma técnica canadense 100% natural e indolor de laser acupuntura que estimulando pontos auriculares de acupuntura fortalece o sistema nervoso, ósseo e muscular e o sistema neurovegetativo.

Com esses pontos estimulados o organismo produz quantidades significativas de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina e proporciona um grande relaxamento e bem estar. E paralelo a aplicação dos pontos são utilizados recursos de hipnose neurolinguística e psicologia positiva exercícios respiratórios para trabalhar na prevenção e realização de uma nova qualidade de vida.

Fale com os profissionais da Action Laser

através do whatsapp (41) 99917-8990

ou pelo telefone fixo (41) 3232-4982

curitiba@actionlaser.com.br

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page