Pandemia e Saúde Mental



Toda pandemia gera forte impacto na população, no entanto, por falta de recursos no mundo antigo diversas pandemias ocorreram e não foram considerados os efeitos psicológicos que ocorreram na humanidade. Hoje com mais recursos podemos conhecer através da ciência e da pesquisa as repercussões de uma pandemia.

Infelizmente, já sabemos que esta pandemia vem trazendo problemas severos a todos nós. No nosso corpo, temos a necessidades de liberdade e de ir e vir, esse sentido torna-se princípio constitucional e base da nossa sociedade. Porém, o atual cenário veio de forma inesperada para nos dizer o contrário disso. Veio para nos fazer olhar a vida através da janela. A tecnologia nos ajudou a trabalhar e nos comunicar as pessoas de forma virtual, mas não substitui o toque, a sensação de ir a um show, ao cinema, ao teatro, as corridas de rua, a praia lotada, as festas que fazem parte da nossa cultura como as festas da cidade, da escola, do bairro como as festas culturais do nosso país, casamentos, aniversários... O produto final da mudança tão preterida por nós, em algumas pessoas, resulta em adoecimento.

O que caminha na contramão da felicidade não pode gerar potência de vida, mas sim a vulnerabilidade. E esses sentimentos precisam ser compreendidos. Sabemos que a ansiedade e a depressão foram e continuam sendo tônicas nesse período. A ansiedade é considerada uma espécie de presentificação do período e é a mais comum de ser encontrada das pessoas. Já a depressão que começa com uma tristeza que não tem fim, passa a fazer parte da vida das pessoas que entram em um quadro de desesperança. E é aí que o estresse, por sua vez, se instala na medida da insegurança e medo que as pessoas vivem nos dias atuais. O medo do adoecimento e da morte e a preocupação com seus entes queridos provoca um estado de vulnerabilidade que leva ao adoecimento.

Nos últimos meses em que houve o confinamento o aumento da ansiedade, depressão e do stress e suas consequências podem originar impactos no sono e até nos hábitos alimentares etc.. Não é fácil mudar os hábitos e rotina da vida, porém manter-se equilibrado é fundamental para que possamos passar por essa terrível pandemia. No entanto, precisamos olhar para frente com esperança na certeza que dias melhores virão. O que podemos aprender com essa pandemia é que a saúde mental deve ser nutrida diariamente. Não podemos fazer algo só depois que percebemos o adoecimento físico e mental, mas tomar atitudes preventivas para não adoecer. Essa forma de pensar pode parecer um tanto romântica, mas a busca do equilíbrio e da harmonia são fundamentais para nossa saúde mental, como era conhecido na antiguidade e esse ideal deverá ser praticado por todos nós.

Se você está com essa dificuldade, a Action Laser unidade de Curitiba poderá te ajudar tanto a nível físico como a nível emocional com uma técnica canadense 100% natural indolor de laser acupuntura e outras técnicas para sair da sombra que o envolve nos dias de hoje. Fale com os profissionais da Action Laser

através do whatsapp (41) 99917-8990

ou pelo telefone fixo (41) 3232-4982

email: curitiba@actionlaser.com.br

www.facebook.com/ActionLaserCTBA

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square