Os principais prejuízos do tabaco a sua saúde


Para que uma pessoa seja considerada tabagista ela precisa fazer uso de ao menos um produto como: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, narguilé,, rapé, fumo de rolo, dispositivos eletrônicos para fumar (e outros..) de forma regular, independente do tempo.


O tabagismo é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sendo a doença que mais causa morte evitável em todo mundo, integrando também ao grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa, a nicotina.


O cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo, rapé fazem mal à saúde porque todos os produtos que contém nicotina e tabaco, e que possam ser usados nas formas de inalação, aspiração, mastigação como fumo de rolo são nocivos. Quando consumidos são introduzidos no organismo mais de 7 mil substâncias tóxicas, incluindo a nicotina responsável pela dependência química, monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão que é constituído por aproximadamente 70 substâncias pré-cancerígenas, como agrotóxicos e substâncias rádioativas que causam câncer.


A inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados são os chamados "Fumantes Passivos", que compõe a 3' maior causa de morte evitável no mundo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagista ambiental, maior será a chance de adoecer. As crianças, por terem uma frequência respiratória mais elevada, são mais atingidas sofrendo consequências drásticas sobre a saúde, incluindo bronquite e, pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.


A fumaça do cigarro possui uma fase gasosa e uma particulada. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, e acroleína e tantas outras substâncias tóxicas. Algumas produzem irritação nos olhos, nariz, garganta e levam à paralisia dos movimentos dos cílios dos brônquios. A fase particulada contém nicotina e alcatrão, que concentra 48 substâncias cancerígenas entre elas arsênico níquel, benzopireno, chumbo, além de agrotóxicos aplicados nos produtos agrícolas e substâncias radioativas. A nicotina é responsável pela dependência do corpo físico, psicológico e comportamental. No físico a nicotina estimula o cérebro de maneira análoga a cocaína e a heroína. Isso porque ela ativa neurotransmissores, especialmente a dopamina o que leva a uma forte sensação de prazer e de euforia. Psicologicamente, a nicotina é caracterizada pela necessidade de acender um cigarro com o intuito de aliviar angústia ansiedade, tristeza, medo, estresse ou até mesmo em momentos de depressão.


A nível comportamental a nicotina é usada como distração em situações do cotidiano, como tomar café, após as refeições, assistir TV, falar ao telefone, ingerir bebidas alcoólicas, antes de começar uma tarefa que exija concentração ou relaxar. A nicotina é encontrada em todos os derivados do tabaco como charuto cachimbo, cigarro de palha etc. A nicotina e também substância psicoativa, isto é, produz sensação de prazer o que podem induzir ao abuso e a dependência. A nicotina ao ser ingerida produz alterações do sistema nervoso central modificando assim o estado emocional e comportamental dos indivíduos da mesma forma como ocorre com a cocaína, a heroína e o álcool. Depois que a nicotina atinge o cérebro, entre 7 a 9 segundos libera várias substâncias (neurotransmissores), que são responsáveis por estimular a sensação de prazer, explicando se assim as boas Sensações que o fumante tem quando fuma. Com a ingestão continua da nicotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Esse efeito é chamado de tolerância droga. Com o passar do tempo o fumante passa a ter necessidade de consumir cada vez mais cigarros.


Você fumante ou fumante passivo, já parou para pensar que está construindo uma prisão sem grade desnecessária que poderá te levar a algumas sequelas e até a morte. Pense um pouco! E poderá descobrir inúmeras possibilidades inteligentes naturais e prazerosas que te possibilitará uma boa qualidade de vida.


Fale com a Action Laser Unidade de Curitiba, que trabalha até 31 anos com uma técnica Canadense 100% natural e indolor de laser acupuntura. Através da Medicina Tradicional Chinesa trabalhamos pontos auriculares e sistêmicos de acupuntura para equilibrar a energia do organismo e bloquear a compulsão física pela droga. A parte psicológica trabalhamos utilizando recursos de neurolinguística, psicologia positiva, exercícios respiratórios e sugestões prazerosas pela troca da droga por atividades que que traga maior qualidade de vida.




Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square