top of page

O Mecanismo do Vício


É surpreendente ouvir de um médico que alguém que já tenha tido problema com álcool possa tomar um drink de vez em quando sem o risco de uma recaída.

Para os alcoólatras recuperados o primeiro gole é terminantemente proibido.

Isso não vale, porém, para os bebedores de risco porque eles ainda não caíram nas engrenagens cerebrais inescapáveis que produzem o vício.

A principal ação do álcool no cérebro concentra-se em dois neurotransmissores: a dopamina e o gaba.

Responsável pela sensação de prazer, a dopamina vai às alturas na presença do álcool.

E o gaba, por sua vez, um tranquilizante produzido no cérebro tem seus níveis reduzidos com a bebida. Mas com a dopamina no alto e o gaba embaixo o registro na memória da satisfação proporcionada pelo álcool é muito intenso.

O que faz com que o cérebro queira repeti-la várias vezes.

Está aberto o alçapão do vício.

É na borda dele que se equilibram os bebedores de risco.

Eles não estão condenados a cair no abismo.

Há passos vitais para os bebedores de risco possam controlar a bebida e não permitir que ela o controle como por exemplo:

• estipular um máximo de doses por dia; o ideal é que ele não extrapole uma dose para a mulheres e duas para os homens.

• Evitar beber em casa ou sozinho.

• Dar uma hora de intervalo entre uma dose e outra de bebida alcoólica e enquanto isso tomar refrigerante, água ou suco.

Essas mudanças de hábito ajudam o paciente a beber quantidades menores de álcool e a incorrer menos frequentemente em comportamentos prejudiciais a vida dele.

O estímulo de prazer provocado pela bebida vai direto para o sistema de recompensa sem passar pelo processo de codificação.

Frisamos novamente: com a presença do álcool o cérebro aumenta a produção de dopamina e diminui a liberação do gaba. Com isso o estímulo da memória do prazer é mais intenso o que faz com que o cérebro queira repetir e está aberta a porta para o vício e pessoas com pré-disposição genética correm mais risco de desenvolvê-la.

Você precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa?

Procure a Action Laser unidade Curitiba, que trabalha há 26 anos com uma técnica canadense 100% natural e indolor de laser acupuntura que associando recursos e induções de hipnose e neolinguística e psicologia positiva pode auxiliar nesta questão de forma segura, natural e prazerosa.

Fale com os profissionais da Action Laser

através do whatsapp (41) 99917-8990

ou pelo telefone fixo (41) 3232-4982

curitiba@actionlaser.com.br

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page